Antes do Pop Folk: FOLK

Quais são as referências do folk?

A classificação de gêneros e estilos musicais é bem importante pra conseguirmos criar comunidades de artistas e fãs que têm mais afinidade por determinadas referências, sejam elas visuais, sonoras ou ideológicas.

Todo estilo e gênero musical tem uma história por trás e cada artista une essa história e essas referências à sua verdade. Com o folk, não é diferente.

de-onde-veio-o-folk

De onde veio o folk?

Você pode pesquisar mais profundamente a história do folk no Google, mas, resumidamente: o estilo nasceu das camadas mais populares rurais e contava sobre a vida cotidiana rural.

O resultado disso é que a formação de banda costumava ser a mais simples possível: com instrumentos acústicos como violão, gaita, banjo americano, entre outros.

No arranjo do folk mais clássico, como o Bob Dylan, normalmente o andamento da música é lento e remete ao o clima bucólico rural.

Essa origem rural do folk é semelhante à do country lá fora e ao sertanejo de raiz aqui no Brasil. Não à toa que muitas bandas folk são chamadas de country e bandas country são chamadas de folk. É comum e até recorrente haver uma mistura entre os dois, embora tenham histórias e precursores diferentes.

green-rock-river-band

Foto: Green Rock River Band

A referência mais clara dessa mistura country-folk aqui no Brasil é a banda Suricato, uma das participantes da primeira edição do reality show Superstar.

Essa referência do country e do folk se traduz também visualmente nas bandas, que muitas das vezes fazem suas ambiências em lugares rurais.

O figurino é de vestimentas caipiras, blusas xadrez e jeans, barbas, chapéus e aquele ar rústico de quem não passa as roupas e nem tem interesse em passar ou de quem tá indo pra uma festa junina um pouco mais classuda.

suricato

Foto: Banda Suricato

Ascensão Country Folk

Por ser um estilo que nasceu pra ser popular, o country folk foi o que se tornou mais conhecido pelo público como folk e teve como uma de suas principais janelas de evidência o festival de Woodstock em 1969.

A partir dessa primeira explosão, o folk vem sendo referência de várias bandas e artistas e desembocando em vários outros subgêneros, como o pop folk.

Se você curte bandas como Hewie, Never Shout Never, Of Monsters and Men etc, fique por dentro da nossa comunidade e nos siga nas outras redes sociais:

Facebook: http://facebook.com/popfolkbrasil

Twitter: http://twitter.com/popfolkbrasil

Instagram: http://instagram.com/popfolkbrasil

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s